A hipnose no tratamento da insônia

Miriam Pontes de Farias

A vida moderna, é carregada de responsabilidades, cobranças, exigências e preocupações. Sejam elas relacionadas ao trabalho, estudos, saúde, família entre outras coisas. Essas questões podem atrapalhar uma boa noite de sono e de descanso, provocando em algumas pessoas a insônia, que se caracteriza pela falta de sono ou dificuldade de manter a continuidade do sono.
Em muitos casos a insônia é crônica, comprometendo ainda mais o bem-estar e a saúde do indivíduo. A pessoa que tem um sono ruim, fica mal-humorada, irritada, impaciente e cansada. Pessoas com insônia, têm sofrimento físico, mental e psíquico, sem contar que seu rendimento em atividades cotidianas fica comprometido. Além do estresse diário, outros acontecimentos como morte ou adoecimento de um ente querido, divórcio ou perda de emprego, também podem provocar o transtorno.
A insônia também é comum em casos de depressão, transtornos hormonais e de ansiedade. Pode ocorrer também em mudanças de horário de trabalho e em viagens. Além das causas orgânicas e psíquicas, o uso de aparelhos eletrônicos no quarto de dormir e o uso descontrolado das redes sociais, também são fatores que podem comprometer a qualidade do sono.
A hipnose é uma técnica muito eficaz para tratar a insônia e outras questões relacionadas ao sono, tais como: pesadelos, terror noturno, sonambulismo, narcolepsia e paralisia no sono. O que caracteriza uma boa noite de sono é quando no dia seguinte a pessoa se sente descansada, renovada e recuperada.
Nas sessões com hipnose podemos investigar e tratar o que está transtornando o sono do paciente. Além disso, é indicado ao paciente, realizar práticas de auto-hipnose, à noite, antes de dormir, até produzir a quantidade necessária de melatonina, o hormônio responsável pelo sono, para ter uma boa noite de sono e ficar condicionado a ter um sono profundo, renovador, reparador e restaurador.
Bom sono!


Voltar



Leia também:

A história da hipnose

Saiba Mais

tratamento das fobias

Saiba Mais

O que é hipnose?

Saiba Mais