Compartilhe

O que é auto-hipnose?

Miriam Pontes de Farias

Trata-se de uma indução praticada pelo próprio indivíduo, sem o auxílio de terceiros. Fundamentalmente toda hipnose é auto-hipnose, e toda sugestão é autossugestão. Quando o tema é auto- hipnose, não podemos deixar de citar Emile Coué, farmacêutico francês, criador da técnica de auto-hipnose. Ele observou que seus pacientes tinham uma melhora surpreendente em seu tratamento, quando, juntamente com a medicação, induzia alguma frase com o objetivo de potencializar o efeito do remédio, mesmo quando o medicamento era apenas placebo. Segundo Coué, não é a sugestão que o outro faz que promove efeito no paciente, e, sim, a sugestão que é aceita por ele mesmo que ajuda a melhorar seu estado de saúde. Pensando nisso, não há pessoa mais indicada para sugestionar você do que você mesmo.

Principais indicações de auto-hipnose:

insônia, controle de estresse, transtornos de ansiedades (fobias, pânicos, medos), tíques, tartamudez (gagueira), baixa autoestima, dificuldade de aprendizado, e também, aumento da capacidade de memorização, atenção, concentração e foco.

Sugestão para a prática de auto-hipnose:

Para realizar uma prática de auto-hipnose, é indicado que a pessoa esteja em um lugar confortável, podendo estar sentada ou deitada.

Vamos começar a prática realizando a respiração abdominal:

inspirando pelas narinas, levando o ar até a região abdominal e depois soltando o ar pela boca, prolongadamente…

Vamos agora, focar a atenção em um ponto no alto da sua cabeça, olhar fixamente para esse ponto, sem piscar… sem piscar… Concentre toda sua atenção nesse ponto, olhe fixamente para ele. Somente quando sentir os olhos cansados e/ou as pálpebras pesadas, você poderá fechar os olhos e respirar profundamente.

Com os olhos fechados, poderá realizar uma contagem regressivamente de 10 à 1, quando chegar ao número 1, você vai estar em estado de transe hipnótico, muito suscetível às suas sugestões. Vamos lá! 10… 9… 8… 7… 6… 5… 4… 3… 2… 1… Estado de transe hipnótico, atento e suscetível às sugestões que mentaliza agora, mentalize o que você quer melhorar neste momento ou em sua vida.

No final da autossugestão, volte ao estado inicial, contando de 1 à 5, quando chegar ao número 5, você vai sair do transe hipnótico:

1 – mexa seus pés, 2 – mexendo as suas mãos, 3 – respirando profundamente, 4 – mexendo pés e mãos, 5 – abra os olhos e desperte saudavelmente, sentindo-se bem, muito bem.

A técnica de auto-hipnose, pode ser realizada através de uma gravação para ser ouvida todos os dias sempre no mesmo horário, até obter os resultados que deseja. No caso de pessoas que relaxam demais, a recomendação é: realizar a técnica sentada, numa posição suficientemente confortável – para que não durma – procurar relaxar e ouvir a gravação. O conteúdo da gravação deverá ser sobre a meta que você deseja atingir. Os recursos da hipnose também podem ser utilizados para melhorar a qualidade do sono através de um exercício de auto- hipnose realizado antes de dormir. O indivíduo pratica autossugestões, com o objetivo de dormir um sono profundo, tranquilo, recuperador, restaurador, restabelecedor e renovador.

Não é recomendado fazer auto-hipnose dirigindo, pois, essa prática diminui os reflexos.

Voltar



Leia também:

O que é hipnose?


Saiba Mais

Mitos acerca da prática da hipnose


Saiba Mais

tratamento das ansiedades


Saiba Mais