Compartilhe

A hipnose no tratamento do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

Miriam Pontes de Farias

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um transtorno de ansiedade. Ocorre quando a pessoa passa por alguma situação traumática em que tenha sido colocada em risco ou perigo a sua própria vida, ou até mesmo quando vivencia alguma cena real, ou um relato de uma situação traumática com a presença de muito medo ou pavor. Tal situação geralmente provoca uma sensação de horror ou impotência.

O indivíduo submetido ao TEPT desenvolve um quadro de evitação em relação ao ocorrido. Isso se dá porque ele sente como se estivesse experimentando a situação traumática outra vez. Ocorrem flashes com a presença de pensamentos invasivos e lembranças persistentes, muitos sonhos, e até pesadelos sobre o fato ocorrido, levando o paciente a reviver a experiência traumática.

O indivíduo muitas vezes acorda assustado. Na verdade, ele fica preso à experiência traumática, como se tudo fosse acontecer novamente, a qualquer momento. Isso causa muito sofrimento físico, mental e principalmente emocional. O estresse pós-traumático pode estar acompanhado de outros transtornos, tais como: a depressão e o pânico.

As experiências mais comuns que podem levar o indivíduo a desenvolver um quadro de Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT), são: catástrofes da natureza, assaltos, sequestros, assassinatos, tortura, acidentes graves, situação de guerra, violência física, emocional ou sexual, principalmente os casos de abuso ou estupro. A população das grandes metrópoles, como por exemplo, o Rio de Janeiro, vivencia situações de muita violência urbana em seu dia-a-dia, e isso pode desencadear quadros de estresse pós-traumático. Essa situação caótica pode fazer com que algumas pessoas desenvolvam esse tipo de transtorno. Mesmo aqueles que apenas presenciam o desespero de alguém, sofrendo agressão ou violência, já dispõem de conteúdo suficiente para desenvolver o TEPT. As lembranças de fatos ocorridos podem aparecer subitamente à memória, perpetuando o sofrimento. A hipnose é uma terapia breve e focal, bastante indicada nos casos de TEPT.

Voltar



Leia também:

O que é hipnose?


Saiba Mais

O que é auto-hipnose?


Saiba Mais

Mitos acerca da prática da hipnose


Saiba Mais