Compartilhe

A hipnose no tratamento do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

Miriam Pontes de Farias

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), é um transtorno de ansiedade. Ocorre quando a pessoa passa por alguma situação traumática em que tenha sido colocada em risco ou perigo a sua própria vida, ou até mesmo quando vivencia alguma cena real, ou mesmo um relato de uma situação traumática com a presença de muito medo ou pavor. Tal situação geralmente provoca uma sensação de horror ou impotência. O indivíduo submetido ao TEPT, desenvolve um quadro de evitação em relação ao ocorrido. Isso se dá porque ele sente como se estivesse experimentando a situação traumática outra vez. Ocorrem flashes com a presença de pensamentos invasivos e lembranças persistentes, muitos sonhos, e até pesadelos sobre o fato ocorrido, levando o paciente a reviver a experiência traumática. O indivíduo muitas vezes acorda assustado. Na verdade, ele fica preso à experiência traumática, como se tudo fosse acontecer novamente, a qualquer momento. Isso causa muito sofrimento físico, mental e principalmente emocional. O estresse pós-traumático pode estar acompanhado de outros transtornos, tais como: a depressão e o pânico.

As experiências mais comuns que podem levar o indivíduo a desenvolver um quadro de Estresse Pós-Traumático (TEPT), são: catástrofes da natureza (enchentes, terremoto, vulcão etc.), assaltos, sequestros, assassinatos, tortura, acidentes graves (automóvel, avião, barco, ou em local de trabalho, etc.), situação de guerra, violência física, emocional ou sexual, principalmente os casos de abuso ou estupro. A população das grandes metrópoles, como por exemplo, o Rio de Janeiro, vivencia situações de muita violência urbana em seu dia-a-dia, e isso pode desencadear quadros de estresse pós-traumático. Essa situação caótica pode fazer com que algumas pessoas desenvolvam esse tipo de transtorno. Mesmo aqueles que apenas presenciam o desespero de vizinhos ou conhecidos já dispõem de conteúdo suficiente para sentir sofrimento. As lembranças de fatos ocorridos, podem aparecer subitamente à memória, perpetuando o sofrimento. A hipnose é uma técnica muito eficaz no tratamento do estresse pós-traumático. O recomendado é uma sessão de psicoterapia por semana para minimizar os sintomas, e assim, melhorar a qualidade de vida, das pessoas que vivenciaram uma situação de perigo.

Há diversas técnicas de hipnose, que podem ser utilizadas para desvincular o paciente, que se encontra demasiadamente atrelado, à experiência negativa do passado. Muitas vezes ele não consegue se desligar do estresse sofrido. A regressão é uma técnica muito utilizada nesse tipo de tratamento, através dela, investiga-se o trauma, e trata-se o problema.

Como a hipnose é uma técnica de atenção concentrada, pode-se mudar o foco da atenção, de uma situação negativa e traumática, para uma experiência produtiva e positiva.

Voltar



Leia também:

O que é hipnose?


Saiba Mais

O que é auto-hipnose?


Saiba Mais

Mitos acerca da prática da hipnose


Saiba Mais